segunda-feira, 12 de março de 2012

Livros - O pequeno príncipe

Há algum tempo atrás (em 2008 ou 2009, não lembro exatamente), nós levamos minha afilhada Beatriz para uma exposição sobre a vida e obra de Saint-Exupéry que teve no Ibirapuera. E lá meu pai deu uma edição especial da obra a ela, toda em pop up, a coisa mais linda.


Estava eu agora em São Paulo quando fui agraciada com um pedido para ler O pequeno príncipe para ela e a irmã. Resultado: eu li a obra inteira para as duas, de uma só vez. E depois, atualizando meu Skoob, me dei conta que eu não tinha na minha estante a obra (meu skoob só tem os livros que eu li de 2010 até hoje, na ordem). Aproveitei para colocar na minha estante. Eu tenho uma regra que diz que todo livro marcado como lido no meu Skoob tem que ser comentado aqui no blog. Ou seja: eu estava obrigada, por mim mesma, a fazer um post sobre o O pequeno príncipe.


Só que eu não queria fazer uma resenha sobre o livro, igual as que faço para todos os outros. Fiquei pensando o que eu iria dizer: é o livro favorito das misses (é assim que se escreve?), a história é meio bobinha para nós adultos, mas é cheia de metáforas e lições que podem ser válidas, especialmente para as crianças. Ia ficar muito sem noção. Por isso, acabei optando por fazer esse post, que no final das contas, ficou mais sem noção ainda!!


Mas, pelo menos eu coloquei algumas fotos da edição que falei, pra vocês verem como é linda. E para finalizar, algumas citações da obra (juro que tentei pegar umas menos batidas, porque essa história de você é eternamente responsável por aquilo que cativa  ninguém aguenta mais!!)

"É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar - replicou o rei. - A autoridade se baseia na razão."

"Tu julgarás a ti mesmo - respondeu-lhe o rei. - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se conseguires fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

"É preciso proteger a chama com cuidado: um simples sopro pode apagá-la."

"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar."

0 comentários:

Postar um comentário