sábado, 14 de abril de 2012

Das páginas para as telas #4

Hannibal - a origem do mal
Autor: Thomas Harris
Editora: Record
Ano: 2007
Páginas: 343
ISBN: 9788501078421
Tradução: Gilson Soares




"O garotinho Hannibal morreu em 1945 lá na neve, tentando salvar a sua irmã. Seu coração morreu com Mischa. O que ele é agora? Ainda não existe uma palavra para isto. Por falta de uma palavra melhor, o chamaremos de monstro." (p. 302)

Terminando os posts da maratona Hannibal Lecter, vamos às resenhas do livro e do filme Hannibal - a origem do mal, ambos até então inéditos para mim. Começando pelo livro, devo dizer que a história apresentada é muito forte, muito impactante. Após a leitura do início da vida de Lecter, é até possível dizer que entendo as razões que o levaram a se tornar quem - ou o que - ele se tornou.

Hannibal era um garoto feliz, que vivia com sua família e era muito unido à sua irmãzinha, Mischa. Até que os horrores da guerra mudaram toda a sua história, matando toda a sua família e fazendo com que ele e a irmã caíssem nas mãos de um grupo de homens malvados, que fizeram coisas terríveis com ela. 

E foi justamente a morte de sua irmã que mudou para sempre a vida de Hannibal. Foram justamente os horrores que ele viveu nos seus últimos momentos ao lado dela que o encheram de ódio. E foi justamente esse ódio que acabou com seu coração e o transformou em um monstro.

E esse monstro cresceu e se tornou exatamente igual aos homens que o fizeram assim... E esse ódio cresceu tanto que o consumiu por inteiro, fazendo com que ele fosse atrás dos animais que mataram sua irmã e o transformou também em um animal.

O único problema do livro, a meu ver, é que ele apela um pouco em determinadas passagens. O estilo de eletrizante e impactante de Harris permanece em todas as páginas, mas a história é terrível demais, forte demais, horripilante demais... O autor poderia ter "pegado um pouco mais leve" em alguns momentos... 

Mas, mesmo assim, é um livro muito bom, que explica muito bem a origem do personagem e que merece ser lido...

Hannibal - a origem do mal (Hannibal rising)
Ano: 2007
Gênero: Suspense
Direção: Peter Webber
Elenco: Gaspard Ulliel, Gong Li, Rhys Ifans, Dominic West, Goran Kostic



Achei o filme um pouco inferior ao livro. Não sei explicar ao certo, mas acho que a história nas páginas conseguiu me envolver, o mesmo não acontecendo na tela. E olhe que ouvi falar muito bem do filme antes de assisti-lo. Mas, vejam bem, não estou dizendo que é ruim. Apenas não me prendeu.

Agora, pra uma coisa eu tenho que tirar o chapéu. Gaspard Ulliel está brilhante no papel do jovem Lecter. É possível ver a maldade em seu olhar, crescendo cada vez mais, à medida que a trama se desenvolve. Muito bom!!! Eu não conhecia bem o trabalho do ator, mas fiquei encantada.

Sem muitas delongas mais - não estou muito inspirada para escrever hoje -, confesso que achei o livro melhor (o que não é novidade), mas o filme também tem seus méritos.

0 comentários:

Postar um comentário