quarta-feira, 25 de abril de 2012

Desafio literário - abril - livro 1

O silêncio
Autor: Shusaku Endo
Editora: Planeta
Ano: 2011
Páginas: 288
ISBN: 9788576655770
Tradução: Mário Vilela



"Então mergulhamos em um longo silêncio. A chuva caia ritmadamente no telhado de nossa pequena cabana, como areia a escorrer numa ampulheta. Aqui, noite e solidão são a mesma coisa." (pág. 67)

"Corri, escorregando na encosta. Sempre que eu abandonava a marcha, aquele feio pensamento me voltava borbulhando à consciência, trazendo consigo um pavor terrível. Se eu consentisse com tal pensamento, todo o meu passado até esse dia seria varrido no silêncio." (pág. 113)

"Pecado, refletiu ele, não é o que se costuma imaginar: não é roubar, não é mentir. Pecado é um homem pisar brutalmente na vida de outro e ficar bastante alheio à ferida que deixou." (pág. 156)

O tema desse mês é um dos que menos gosto do DL deste ano. Tanto é que comprei 4 livros para ler, mas consegui apenas uma leitura até agora. Confesso que tem outro motivo que está me deixando afastada dos livros ultimamente, mas também sei que o tema está cooperando um pouco.

O livro conta a história de um padre jesuíta português que vai para o Japão no ano de 1630, época em que o cristianismo era totalmente proibido naquele país. Lá, ele vive uma vida de medo e pregação, tentando difundir a sua crença e fazer com que os japoneses aceitem Cristo.

A história do livro é muito bonita. Ele é de uma simplicidade em suas palavras, mas ao mesmo tempo de uma força incríveis. Tenho que confessar que não é o tipo de leitura que me prende e ao qual me dedico normalmente, por isso tive algumas dificuldades de concentração. Mas não posso negar que, mesmo sem "morrer de amores" e sem aquela vontade de virar logo as páginas e acabar, me peguei envolvida durante algumas passagens. 

Uma verdadeira lição sobre crença e fé, foi uma leitura interessante. Ainda pretendo ler algo mais sobre o tema este mês.

Nota: 3

1 comentários:

Vivi disse...

Realmente é um tema distante de nós ou talvez nós é que estejamos distante do tema...não sei...mas, sempre há um mínimo a se ponderar, conforme você aludiu em sua resenha. Obrigada pela dica!

Postar um comentário