domingo, 1 de abril de 2012

Filmes - O silêncio dos inocentes

#19 do projeto 300 filmes para ver antes de morrer

O silêncio dos inocentes (The silence of the lambs)
Ano: 1991
Gênero: Suspense
Direção: Jonathan Demme
Roteiro: Thomas Harris, Ted Tally.
Elenco: Anthony Hopkins, Jodie Foster, Scott Glenn, Ted Levine, Roger Corman, Chris Isaak, George A. Romero, Anthony Heald, Brooke Smith, Charles Napier, Diane Baker, Tracey Walter, Daniel von Bargey.


O mês de março foi embora, levando com ele o tema serial killer do Desafio Literário. Mas não levou minha maratona Hannibal Lecter. Mesmo que as leituras não contem mais para o desafio, contarão para mim e para outras seções aqui do blog. Por exemplo, rever O silêncio dos inocentes me fez recomeçar o projeto 300 filmes para ver antes de morrer, que estava parado desde novembro do ano passado. Agora vou aproveitar o feriado da semana que vem para ver mais alguns filmes e adiantar um pouco mais o projeto.

Mas voltando a Hannibal Lecter. São 5 filmes e quatro livros no total. Dois livros já estão resenhados aqui no blog. Vamos ao primeiro filme... o clássico!!

A bem da verdade, não tenho muito para falar. O filme é conhecido de todos, é simplesmente brilhante. Marcou uma época. É impossível não associar Lecter a Anthony Hopkins, que é brilhante, com sua maldade no olhar e sua fala mansa. O filme é extremamente fiel ao livro e é uma daquelas histórias atemporais. Porque tirando o figurino horrível dos personagens (especialmente de Starling - Jodie Foster), pode ser passado em qualquer época e é bastante atual).

Aliás, por falar em Starling, se tem uma coisa no filme que eu não gosto é de Jodie Foster - ou será da própria Starling? O sotaque dela me irrita (culpa da personagem e não da atriz) e ela passa o filme inteiro com uma cara de quem está prestes a cair no choro.

Outro detalhe que eu mudaria no filme é que mostraria um pouco mais Buffalo Bill. Acho a participação dele bem menor na telona do que nas páginas. Mas, tirando essas pequenas coisitas - que não comprometem o resultado final - o filme é uma verdadeira lição de como uma boa história de suspense deve ser contada. 

Mais um clássico revisto para o projeto 300 filmes para ver antes de morrer.


0 comentários:

Postar um comentário