quinta-feira, 12 de abril de 2012

Filmes

Eu já acabei a maratona Hannibal faz alguns dias, mas como minha vida anda uma correria, uma confusão só, as postagens aqui do blog estão completamente atrasadas. Então, que tal começar a mudar isso e colocar tudo em dia? Vamos lá...

Caçador de assassinos (Manhunter)
Ano: 1986
Gênero: Suspense
Direção: Michael Mann
Elenco: William L. Petersen, Kim Greist, Joan Allen, Brian Cox, Dennis Farina, Tom Noonam, Greg Kelly, Steve Hogan, Ryan Langhorne, Mickey Lloyd.


Manhunter é o primeiro filme sobre Hannibal Lecter lançado. A história é a mesma de Dragão Vermelho, mas confesso que foi muito estranho assistir ao longa. Não é a mesma coisa ver outro ator fazendo o papel de Lecter. É impossível não associar o personagem a Anthony Hopkins. Confesso que só fiquei com vontade de assistir porque o personagem Will é interpretado por William Petersen (o eterno Grisson de CSI). Mas se não fosse isso acho que teria pulado esse...


Não tenho muito a dizer, exceto que o filme é legal, mas nem se compara a Dragão Vermelho. É bastante fiel ao livro, mas fica bastante aquém do que o sucedeu.




Dragão vermelho (Red dragon)
Ano: 2002
Gênero: Suspense
Direção: Brett Ratner
Elenco: Edward Norton, Anthony Hopkins, Harvey Keitel, Mary-Louise Parker, Emily Watson, Philip Seymour Hoffman, Ralph Fiennes, Anthony Heald, Ken Leung, Frank Whaley, Bill Duke, Mary Beth Hurt.


Agora sim a "versão oficial" e conhecida do livro. Eu adoro o filme. Sendo muito sincera, só não gosto muito de Edward Norton. Achei a interpretação dele um tanto apática. Quem rouba totalmente a cena, para mim, é Ralph Fiennes. Simplesmente perfeito. 


Aqui, repito o que digo com relação ao livro. O foco não é Lecter, ele faz apenas uma participação especial, digamos assim. Mas o filme é muito bem feito, bastante fiel à obra original e a trama é muito envolvente. Nunca esqueci minha reação a primeira vez que vi o "dragão". O que é aquela tatuagem?!?!?! Aff, dá medo!!! Já tinha visto antes e adorei rever para essa "maratona Lecter".


Hannibal (Hannibal)
Ano: 2000
Gênero: Suspense
Direção: Ridley Scott
Roteiro: David Marnet e Steen Zailian
Elenco: Anthony Hopkins, Julianne Moore, Gary Oldman, Ray Liota, Francesca Neri, Enrico Lo Verso, Mark Margolis, Spike Jonzi, Giancarlo Giannini.


O melhor dos três filmes, para mim. Disparado! Como eu disse na resenha do livro, é a melhor história das três, pois podemos ver Lecter solto, inserido no mundo, e não apenas atrás das grades. Porém, eu não considero o livro o melhor dos três porque é muito longo e tem passagens totalmente desnecessárias. Só que não no filme.


A obra foi muito bem adaptada e o longa conseguiu pegar apenas a essência do livro, apenas o que é essencial para o desenvolvimento da trama. Algumas passagens ficaram de fora, outras foram inseridas em contextos um pouco diferentes, mas isso só enriqueceu o filme, dando mais ritmo, deixando-o mais envolvente... Perfeito!! Adoro!!


E, só para encerrar, não posso deixar de mencionar que gosto muito mais de Julianne Moore no papel de Starling do que de Jodie Foster.

0 comentários:

Postar um comentário