sexta-feira, 6 de abril de 2012

Livros - Hannibal

Hannibal
Autor: Thomas Harris
Editora: Record
Ano: 2001
Páginas: 560
ISBN: 9780440224679
Tradução: Alves Calado




"- Conhecendo-me por muito pouco tempo, ele disse algumas coisas verdadeiras ao meu respeito. Acho que é fácil confundir compreensão com simpatia, já que queremos tanto a simpatia. Talvez aprender a fazer essa distinção seja parte do crescimento. É duro e medonho saber que alguém pode entender você mesmo sem gostar. Quando a gente vê a compreensão usada como ferramenta de um predador, é o pior. Eu... eu não tenho idéia do que o Dr. Lecter sente por mim."

"- O Dr. Lecter tinha modos perfeitos, não era rígido, era tranquilo e elegante. Eu estava fazendo uns cursos por correspondência, e ele compartilhou sua mente comigo. Isso não quer dizer que ele não me mataria a qualquer segundo se tivesse chance; uma qualidade numa pessoa não exclui qualquer outra. Elas podem existir lado a lado, as boas e as terríveis. Sócrates disse de modo muito melhor. Num local de segurança máxima você não pode se dar ao luxo de esquecer isso, nunca. Se mantiver isso em mente, você está bem. Talvez o Dr. Lecter lamente ter me mostrado Sócrates. - Para Barney, que não tinha a desvantagem da educação formal, Sócrates era uma experiência nova, com a qualidade de um encontro."

Continuando a maratona Hannibal Lecter, esse foi o terceiro dos quatro livros que li. Pretendo terminar o último ainda hoje, vamos ver se dá tempo. Traçando um comparativo entre as obras O silêncio dos inocentes e Hannibal, eu ouso dizer que a história do segundo é bem melhor, contudo não é melhor livro. Não entendeu? Deixe-me ver se consigo explicar...

A história de Hannibal é superior, a meu ver, porque o personagem título está à solta, podendo exercer toda a sua maldade e seu brilhantismo, sua genialidade. É assim que eu gosto do Dr. Lecter: solto pelo mundo, de preferência ouvindo música clássica e com uma taça de algum excelente vinho na mão. E é exatamente assim que o vemos em Hannibal. Daí a razão de ser a minha história favorita.

Entretanto, não é o meu livro favorito, por dois motivos. Em primeiro lugar, porque achei a história muito longa, com muitos detalhes. O livro poderia facilmente ter umas 80 páginas a menos sem comprometer a trama. O segundo motivo é que o primeiro livro é sempre mais emocionante, pois é quando conhecemos os personagens. Em Hannibal eu não fiquei horrorizada ou espantada com as atrocidades do Dr. Lecter, pois já sabia do que ele era capaz. Em suma, o primeiro livro choca mais!

Não há, contudo, como tirar os méritos do livro, que mantém o excelente padrão das obras do autor. E o final... bem, o final é incrível! Diferente do final do filme e bem mais impressionante, é tudo o que eu vou dizer. Agora, só falta Hannibal, a origem do mal, cujo filme eu também não vi, mas já está aqui pronto para ser "devorado"!!

0 comentários:

Postar um comentário