quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Meme literário de um mês - Dia 19


Dia 19 - O que você acha da elitização da literatura?
(Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros "de banca" não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura "para a massa", os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?)


Eu sou a favor de que cada um deve fazer da sua vida o que bem entender... E isso, naturalmente, se aplica aos livros também. Considero qualquer tipo de leitura válida, desde que divirta a pessoa ou a ensine algo, ainda que seja uma única palavra nova. Eu sou contra apenas os livros que nada acrescentam. Mas mesmo esses têm seu valor para algumas pessoas. Então, faça o que tem vontade e seja feliz. Não há vergonha alguma em gostar de livros infanto-juvenis, de vampiros, anjos, fadas ou sereias. Não há vergonha alguma em gostar de romances adocicados ou apimentados vendidos em bancas. Vergonha dá fazer outras coisas...

Na minha família, sofro várias críticas por alguns dos livros que eu leio. Minha mãe não entende como eu posso gostar de livros sobre serial killers, meu pai diz que eu perco muito tempo lendo "besteiras". Mas eu adoro. No final das contas, importa apenas como eu me sinto. Alguns clássicos são tão chatos que dão sono em dois parágrafos... Outros são excelentes. Livros da moda, podem ser bons ou não.

Eu, particularmente, tenho alguns preconceitos literários. Não leio livros de auto ajuda e não gosto de Paulo Coelho. Mas eu não condeno quem gosta. Leia o que quiser e seja feliz!!!! E me deixe ler o que quiser e ser feliz!!! Simples assim.

0 comentários:

Postar um comentário