domingo, 19 de fevereiro de 2012

Um desafio realmente desafiante - fevereiro

Quebra de confiança
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 272
ISBN: 9788580410037
Tradução: Ivanir Calado




O tema do mês de fevereiro do Desafio Realmente Desafiante do Silêncio que eu tô lendo é "ler um livro que tenha um personagem com a inicial do nome igual à do seu nome". Meu leque de escolhas era maior, pois meu nome é Maria Rafaela, portanto poderia escolher livros que tivessem personagem com a letra M ou com a letra R. Eu já tinha esse livro e vinha querendo ler alguma coisa de Harlan Coben há algum tempo, então acabei escolhendo-o, considerando que o nome do protagonista é Myron Bolitar. Portanto, etapa do desafio devidamente cumprida!!!

Bem, eu nunca tinha lido nada de Harlan Coben. Inclusive tenho na estante outro livro dele, mas entre uma leitura e outra, ainda não tinha tido a oportunidade. E a primeira coisa que me passou pela cabeça quando terminei o livro foi: "Por que eu nunca tinha lido nada dele antes? Onde eu estava com a cabeça?!?!?!" Já dá para sentir que eu gostei bastante do livro... hehehe

"No primeiro caso de Myron Bolitar, Harlan coben nos faz mergulhar na indústria do sexo e nos negócios escusos por trás da contratação de grandes atletas. Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade. Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu sibitamente e, exceto pelos fortes indícios que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite no campus da Universidade Reston. Prestes a ser contratado em uma negociação que pode ser a maior de todos os tempos em sua categoria, Christian recebe um exemplar de uma revista que traz a foto de Kathy em um anúncio de disque sexo. Além disso, o caso acaba de ganhar mais um ingrediente de terror: três dias atrás, Adam Culver, pai dela, foi morto em um assalto bastante suspeito. Agora, com a ajuda de Win, seu melhor amigo, Myron tentará impedir que as notícias sobre a ex-noiva de Christian atrapalhem a carreira do rapaz e irá em busca da verdade - doa a quem doer." (Sinopse retirada do Skoob)

O que eu mais gostei na leitura foi que eu me senti a própria detetive da história. O autor dá várias pistas, faz com que o leitor vá montando o seu quebra cabeça e tirando as suas próprias conclusões. Aí, quando você pensa que está prestes a entender tudo e desvendar o mistério do desaparecimento de Kathy, surge um elemento novo que muda tudo. Isso torna a leitura empolgante. Tanto é que li o livro em mais ou menos 24 horas. 

Além do mais, a narrativa de coben é simples e objetiva, os personagens são envolventes (gostei muito de Myron, as Win é o meu favorito) e a trama é bem descrita.  Todos fatores relevantes para uma boa leitura! A forma como ele une todos os elementos e as tramas paralelas para convergirem em um único final é muito boa. E quanto ao desfecho... o final apresentado foi surpreendentemente simples, mas mesmo assim inesperado. Conseguiu me conquistar totalmente.

Uma leitura muito boa, mais do que recomendada!!!

0 comentários:

Postar um comentário