Desafio literário - mês de maio - livro 1
Três acidentes aéreos brasileiros, todos com um elemento em comum: sobreviventes. O primeiro deles, ocorrido em 1973, quando um Boeing brasileiro decolou rumo à França, pousa em Paris em chamas; o segundo, em 1988, um vôo Brasília - Belo Horizonte - Rio de Janeiro, é sequestrado por um maluco que, armado, ordena ao piloto que jogue o avião sobre o Palácio do Planalto, na capital federal; o terceiro, em 1989, um avião que ficou perdido em algum lugar entre Belém e Marabá e teve que fazer um pouso forçado em plena Amazônia, por estar quase sem combustível.
Três dramas, três tragédias, narradas de forma muito expressiva por Ivan Sant'Anna. O livro é resultado de um denso trabalho de pesquisa do autor, que conseguiu reunir informações inéditas sobre os referidos desastres. Em cada "episódio", ele foca a narrativa no drama de alguns dos passageiros, na angústia e desespero por ele vividas, mas, o melhor de tudo, sem apelar para o sentimentalismo e o sensacionalismo.
Outro fator que me chamou bastante atenção foi que o autor deu um tom de ficção à obra e, em vários momentos, eu cheguei a esquecer que aquelas histórias eram verídicas, de que o drama, o sofrimento e a angústia daquelas pessoas eram reais e achei que estava lendo uma obra de ficção. Outra coisa que gostei muito é que o autor não abusa de termos técnicos e da linguagem própria da aviação, o que tornaria, a meu ver, a leitura entediante. Mas não, o livro prende do início ao fim.
Uma ótima leitura para todos os curiosos de plantão.
Nota: 4
Nota: 4
1 comentários:
Nossa, parece-me uma leitura de mão cheia. Dica anotada. E ótima resenha!
bjs
Postar um comentário