
domingo, 31 de outubro de 2010
Foto da semana

Livros - Olhai os lírios do campo

sábado, 30 de outubro de 2010
100 coisas para fazer antes de morrer
Seriados - Desperate Housewives - 5ª e 6ª temporadas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Livros - Assassinato no campo de golfe

Mais um meme a caminho...
Dia 02 – um livro que te fez chorar
Dia 03 – o melhor livro que você leu nos últimos 12 meses
Dia 04 – um livro que você leu mais de uma vez
Dia 05 – o primeiro livro que você lembra de ter lido
Dia 06 – capa de livro favorita
Dia 07 – um livro que achou difícil de ler: o difícil pode ser tecnicamente (ortografia, estilo) ou emocionalmente.
Dia 08 – um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez
Dia 09 – a melhor cena que você já leu: assim como nos filmes, sempre tem uma cena literária que fica marcada na nossa memória.
Dia 10 – um livro que você não terminou de ler: não esqueça de explicar o motivo do abandono.
Dia 11 – seu tipo de livro favorito: Romance? Suspense? Aventura? Ficção?
Dia 12 – um livro que te faz lembrar alguém
Dia 13 – um livro que você gostaria que virasse filme
Dia 14 – personagem de livro favorita: pode ser homem ou mulher.
Dia 15 – um livro que te conforta: aquele que você gosta de ler quando está triste, jururu, beiçuda com o mundo. O livro-chocolate da sua vida.
Dia 16 – um livro que você gostou e que virou filme
Dia 17 – uma personagem de livro que você gostaria de chamar de seu:para namorar, casar, amassar, ter um love ou coisa do tipo.
Dia 18 – um início de livro que você gosta
Dia 19 – um livro que mudou a tua cabeça sobre um determinado assunto
Dia 20 – um final de livro surpreendente: como no dia 01, pode ser tanto positivamente ou negativamente. Ou ambos. E cuidado com os spoilers!
Dia 21 – um livro guilty pleasure
Dia 22 – casal literário favorito
Dia 23 – uma personagem irritante: pode ser homem ou mulher.
Dia 24 – uma citação de livro que você gosta
Dia 25 – 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”
Dia 26 – um livro que você gostaria de ter escrito
Dia 27 – se um livro tem ___, você sempre lê: não deixe de mencionar um livro que tenha o seu item indispensável.
Dia 28 – um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu
Dia 29 – um escritor que você adora e um que você detesta
Dia 30 – qual(is) livro(s) você está lendo agora?
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Tédio
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Desafio Literário 2011 - minha lista
Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil
No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011? No site da Revista Crescer há uma variedade de sugestões, considerando as faixas etárias de 1 a 10 anos.
Não tive dificuldades em escolher os livros para o mês de janeiro. Dois títulos que eu sempre quis ler, mas sempre adiei. Na verdade, o livro dois eu até comecei a ler, mas acabei deixando de lado, não porque eu não estivesse gostando, mas por falta de tempo mesmo. São eles:
Livro 1 - A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl
Livro 2 - As crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis
Fevereiro - Biografia e/ou memórias
A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?
Aqui também não tive problema em escolher o primeiro livro, pois eu adquiri um exemplar recentemente da obra, e agora já tenho a oportunidade perfeita para lê-lo. Também o segundo livro, eu sempre quis ler, mas senpre adiei... São eles:
Livro 1 - Uma mente brilhante, de Sylvia Nasar
Livro 2 - O diário de Anne Frank, de Anne Frank
Março - Romance épico
O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!
Esse na verdade foi um dos dois meses mais fáceis de escolher. Os livros que escolhi são continuações, duas parte de uma trilogia, As crônicas de Artur. Na verdade, eu vou me esforçar ao máximo para conseguir ler os três livros no mês de março, apesar de só os dois primeiros fazerem parte do Desafio Literário. São eles:
Livro 1 - O rei do inverno, de Bernard Cornwell
Livro 2 - O inimigo de Deus, de Bernard Cornwell
Abril - Ficção científica
As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?
Esse foi o outro dos dois meses mais fáceis de escolher. Sem problemas algum. Um tema, aliás, que eu gosto bastante. Acabei escolhendo:
Livro 1 - Contato, de Carl Sagan
Livro 2 - Eu, robô, de Isaac Asimov
Maio - Livro-reportagem
O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?
A escolha do primeiro livro foi bastante fácil, mas o segundo eu fiquei meio que sem saber o que escolher. Foi quando eu me dei conta que havia um livro desse gênero que já estava separado para eu ler (inclusive, já estava listado no meu Skoob como "lendo"). Corri para tirá-lo de lá, adiando um pouco mais a leitura. Os escolhidos foram:
Livro 1 - Caixa-preta, de Ivan Sant'Anna
Livro 2 - O livreiro de Cabul, de Asne Seierstad
Junho - Peças teatrais
Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.
Esse foi um dos temas que confesso que não gostei muito, a princípio. Mas, como se trata de um desafio, se tivesse só coisa que eu gostasse seria muito fácil. não é? Ainda não sei como vou conseguir os livros, mas depois eu procuro na net, ainda tem bastante tempo. Acabei escolhendo, meio que por acaso, e usando a lista de sugestões do próprio desafio, os seguintes títulos:
Livro 1 - Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri
Livro 2 - Liberdade, Liberdade, de Flávio Rangel e Millor Fernandes
Julho - Novos autores
Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.
O primeiro livro foi fácil, mas para a escolha do segundo, acabei recorrendo, mais uma vez, à lista de sugestões do próprio desafio. E os escolhidos foram:
Livro 1 - A batalha do apocalipse, de Eduardo Spohr
Livro 2 - Vítimas do silêncio, de Janethe Fontes
Agosto - Clássico da literatura brasileira
Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.
Para esse mês, escolhi dois clássicos dos clássicos. Como já disse em várias ocasiões, eu sempre gostei de ler, mas nunca tive paciência para ler esses clássicos da nossa literatura. Na época do colégio, eu lia os resumos e acabava gastando minhas horas livres lendo Agatha Christie e John Grisham... Mas vou ler, na íntegra, finalmente:
Livro 1 - Vidas secas, de Graciliano Ramos
Livro 2 - Dom Casmurro, de Machado de Assis
Setembro - Autores regionais
Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!
Aqui, acabei escolhendo o mais renomado escritor norte rio-grandense de todos os tempos. O outro autor, escolhi ao acaso, pela lista de autores do site do próprio desafio. Os livros para o mês de setembro são:
Livro 1 - Lendas brasileiras, de Luís da Câmara Cascudo
Livro 2 - Dias estranhos, de Rodrigo Levino
Outubro - Nobel de literatura
O Prêmio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?
Sem problemas para o mês de outubro. Acabei escolhendo autores que já li antes. Eis os títulos:
Livro 1 - Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Marquéz
Livro 2 - Paris é uma festa, de Ernest Hemingway
Novembro - Contos
O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.
Bem, tem uma coletânea de contos de mistério que eu sempre quis ler. Excelente oportunidade. Mas acabei deixando esse como livro 2. Para o primeiro livro, um autor que eu adoro:
Livro 1 - Contos, de Oscar Wilde
Livro 2 - Os 100 melhores contos de crime e mistério da literatura universal, de Flávio Moreira da Costa (Organizador)
Dezembro - Lançamentos do ano
Para encerrar o ano com “chave de ouro”, devemos ler aquele livro que “bombou” em 2011 em todos os meios de comunicação e redes sociais. Quais serão as surpresas do mercado editorial? Que tal a leitura daquele livro que ganhamos em datas comemorativas e não o lemos porque a pilha não parou de crescer?
Bem, aqui não há o que fazer, apenas aguardar para ver o que vai ser sucesso no ano que vem... E que venha 2011!!
Livro 1 - Surpresa
Livro 2 - Surpresa
domingo, 24 de outubro de 2010
Livros - O caçador de pipas

sábado, 23 de outubro de 2010
Foto da semana

Facetas

Tem uma frase do livro “a droga da obediência”, de Pedro Bandeira, da qual eu sempre gostei, desde a primeira vez que li as aventuras do grupo de amigos de que se autointitulam “os karas” (já comentei a série de livros aqui no blog, no mês de setembro). A frase é dita pelo Dr. QI, em mais de uma passagem, e é a seguinte : “A verdade tem várias facetas”.
Assim como a verdade, acho que cada um de nós temos várias facetas. Eu sei que eu tenho. Tenho a minha faceta nerd, que adora montar quebra-cabeças, que lê três livros ao mesmo tempo, que gosta de escrever, de estudar; que adora ficar em casa, assistir seriados, é cinéfila. Tenho a minha faceta patricinha, que adora fazer compras, andar na moda, ir ao salão de beleza. Tenho também a minha faceta advogada e profissional, que busca a solução de um problema tão logo ele ocorre, que defende o direito de trabalhadores, de consumidores, das minorias, que defende o meio ambiente e as águas. Tenho a minha faceta dona de casa, que gosta de tudo organizado, que adora receber os amigos, cozinhar para eles. Tenho a minha faceta mulher, que gosta de tratar bem o homem amado e ser bem tratada por ele, que gosta de se surpreendida, mimada, e porque não, de surpreender e de mimar. Tenho a minha faceta baladeira, que adora sair com uma turma de amigos, beber, dançar, se divertir, viajar... E tenho outras facetas também, que não merecem ou não devem ser destacadas.
Acho que o ideal na vida é saber administrar essas várias facetas que cada um temos, é fazer com que todas elas vivam em harmonia, formando assim o todo que molda nossa personalidade, nosso caráter, que nos diz quem nós somos.
Só que de uns tempos pra cá eu tenho negligenciado algumas dessas facetas, enquanto outras se destacam mais. E a verdade é que não estou satisfeita com o resultado. Sinto que vem havendo um desequilíbrio, e com esse desequilíbrio, venho perdendo um pouco da minha identidade, me transformando em uma pessoa que eu náo sei se é quem de fato sou...
Talvez seja apenas uma decorrência normal das transformações que venho passando na minha vida, ou talvez seja o meu verdadeiro eu se revelando em detrimento de um antigo que eu achava ser de fato quem eu era... Não sei. Só sei que algumas das minhas escolhas e decisões tem me assutado um pouco e que, mesmo que haja um novo eu despertando dentro de mim, não posso e não quero deixar que o antigo caia totalmente no esquecimento. Preciso reencontrar o meu equilíbrio...
Inspiração... Será que ela voltou?

Duas lágrimas. Uma dose de whisky. Zombei da minha própria carência. Pensei em ligar para alguém. Não há ninguém. Lembrei dele, talvez por hábito. Mas ele também se foi. Para onde? Em busca de si mesmo. Fica longe? Noutro mundo. Posso ir junto? Não há espaço. Mas aqui há tanto espaço sobrando, sinto-me perdida. Ocupe-o com seus sonhos. Ele levou meus sonhos. Precisa de novos sonhos. Ele roubou meu sono e ainda por cima o meu coração. Você tem que parar de ter pena de si mesma. Mas eu não tenho pena de mim. De quem, então? Dele... por ter levado tão pouco. Pouco? Esqueceu o mais importante comigo. O que? Ele mesmo.
Minha consciência por uns segundos se calou e então algo surpreendente me ocorreu. Em busca de si mesmo. Isso quer dizer que... Ele vai voltar.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Marcadores de livros
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Livros - O clube das chocólatras e A dieta das chocólatras

domingo, 17 de outubro de 2010
Palavras soltas

Durante muito tempo, escrever fez parte da minha vida. Mais do que isso até, era uma parte de mim. As palavras simplesmente fluiam quando os meus dedos se aproximavam do teclado, era algo que eu não podia controlar. Alguns dos meus textos nunca saíram do papel, outros ficaram arquivados apenas na memória de um computador antigo, que o tempo cuidou de destruir. Outros foram publicados em blogs que mantive no passado, que também se perderam e foram apagados pelos servidores onde eram armazenados.
Hoje, por uma razão bem específica, procurei por esses textos, mas não consegui encontrar um único sequer. Os cadernos eu não sei onde foram parar (perdidos ou no lixo em alguma das minhas várias mudanças), os arquivos sumidos... procurei em e-mails antigos, em CDs guardados dentro de caixas e de gavetas, mas não consegui encontrar um único sequer. A frustração foi grande...
Na época em que foram escritas, aquelas palavras significavam muito para mim. Refletiam o que eu pensava, o que eu sentia... e se perderam no tempo e no espaço virtual... assim como também se perdeu a minha inspiração, que há muito tento reencontrar, em vão.
Uma parte de mim também está perdida junto com aqueles arquivos e cadernos. E o pior é que tinham coisas muito boas neles. Tem dois textos específicos que eu queria me lembrar ou encontrar em algum lugar. Mas apenas consigo lembrar do início e do final deles. Dói saber que eu nunca mais vou conseguir reproduzir aquelas palavras, que eu nunca mais vou conseguir juntá-las de forma com que elas façam o mesmo sentido que fizeram na época em que foram escritas...
Quer um bom exemplo de ironia? O nome do blog onde eu publiquei os textos era “Palavras soltas”. E é exatamente isso o que elas são hoje em dia. Palavras soltas na minha mente, pequenos pedaços de um todo que eu jamais irei recuperar...
Mas, pelo menos uma coisa eu tenho esperanças de um dia voltar a encontrar... inspiração para juntar novas palavras e dar a elas um significado único, só meu. Já que eu não tenho como recuperar o passado, ao menos que eu possa voltar a escrever no futuro...
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Seriados - Desperate Housewives (1ª a 4ª temporadas)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Livros - O guardião de memórias

segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Cinema - Tropa de Elite 2

sábado, 2 de outubro de 2010
Livros - Coleção Desventuras em série
