sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Desafio Literário 2012 - fevereiro - livro 3

Christine
Autor: Stephen King
Editora: Planeta deAgostini
Ano: 2004
Páginas: 321
ISBN: 8574796565
Tradução: Luísa Ibañez


Continuando com os nomes próprios para o tema do mês, dessa vez temos Christine. Só que Christine não é uma pessoa. Christine é um carro. Um carro amaldiçoado que se apaixona pelo seu dono, um adolescente fracassado, e mata todos os que tentam interferir de alguma forma na relação dos dois. Achou a história um tanto tosca? Pois é, eu também.

Estou definitivamente chegando à conclusão de que o estilo de Stephen King não é o meu. Já li algumas obras do autor e gostei apenas de O iluminado. As outras, além de serem sobrenaturais demais para o meu gosto, demoram a pegar ritmo, são leituras que não me prendem, não me dão aquela sensação de querer virar logo as páginas para saber o que vai acontecer em seguida. A leitura de Christine, por exemplo, se arrastou e, em vários momentos, pensei em deixá-la de lado, só não o fiz por causa do Desafio Literário.

O único ponto positivo que destaco no livro é que ele foca várias partes no lado psicológico de Arnie, o protagonista. Mas, mesmo assim, não gostei muito porque esse foco está sempre direcionado ao maldito carro. Se o autor focasse apenas nas mudanças e conflitos do personagem seria melhor, mas ele sempre relaciona tais mudanças e conflitos ao tal carro. Em outras palavras, gostei que ele tentou tirar um pouco a trama do terror, mas não gostei da forma como ele fez.

A verdade é que eu achei toda esse negócio de carro assassino uma baboseira. Não gostei da ideia central do livro, aí, vamos combinar, fica difícil gostar da leitura...

Nota: 2

2 comentários:

Joelma Alves disse...

Rafaela,

Eu já li 2 livros do King.
O primeiro, Buick 8, também achei ruim.
Já o segundo, Carrie, gostei bastante...
Mas tem autores que realmente não são nosso estilo, né.
Boa sorte nos próximos livros do Desafio!

=)

Mione disse...

Sempre tive curiosidade sobre esse livro do King, mas nunca li ;s
Numa média, gosto dos livros dele, mas dizem que as traduções conseguem ser melhores que o próprio King, vai saber...

Gostei da tua resenha
Beijo!

Postar um comentário