quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Livros - A fantástica fábrica de chocolate (DL 2011)

Desafio literário 2011 - mês de janeiro - Livro 1


Finalmente! Depois de passar 2010 quase todo frustrada por não estar participando do Desafio Literário (eu sei que podia ter entrado depois que comecei o blog, mas eu gosto de participar desse tipo de brincadeira desde o início) eis a minha estréia no Desafio Literário 2011. O tema do mês de janeiro é literatura infanto-juvenil e a minha primeira escolha foi A fantástica fábrica de chocolate, de Roald Dahl.

Será que seria muito clichê da minha parte dizer que se trata de uma leitura deliciosa? Acho que sim. Mas, então, que eu seja clichê pois, de fato, se trata de uma leitura deliciosa. A história, para mim, não trouxe nenhuma novidade, pois já a conhecia do cinema e devo dizer que a adaptação foi extremamente fiel ao livro. Mas, mesmo assim, gostei bastante da história do garoto Charlie, do estranho Sr. Wonka e de sua fábrica de chocolate.

Para quem não conhece a história, eis a resenha, retirada do Skoob: "Ninguém sabia o que acontecia dentro daquela fábrica de chocolate. Havia gente trabalhando nela, claro, mas ninguém entrava e ninguém saía. Só saíam os doces e os chocolates, bem embrulhadinhos, prontos para serem vendidos. Um dia, os portões da fábrica se abriram para os cinco felizardos ganhadores do Cupom Dourado - e o mistério se desvendou. O leitor é convidado a conhecer o rio de chocolate, a grama de açúcar mentolado, os caramelos de cabelo e mil outras delícias - tudo isso na companhia do incrível Sr. Wonka, o dono da Fantástica Fábrica de Chocolate."

O livro, além de proporcionar momentos de extremo prazer, passa uma mensagem muito bonita para as crianças também, na medida em que o garoto pobre e humilde sai como o grande "vencedor" da brincadeira de Wonka, enquanto os outros, cada um com seus defeitos, são todos "eliminados".

O livro foi escrito em 1964. Se o autor já considerava as crianças daquela época mimadas e cheias de vontade, imaginem o que ele diria das crianças de hoje (o autor faleceu em 1990)? Acho que ele ficaria horrorizado...


Nota: 4

6 comentários:

Daniela! disse...

Ele ficaria completamente abalado. As crianças do século XXI são extremamente mimadas e cruéis...

bibs disse...

ah, resenhei esse livro também!
maravilhoso né?!
gostei da sua resenha ;]

disse...

Minhas boas vindas ao DL 2011!!
Pabrabéns pela deliciosa resenha.
É um dos livros que quero ler e o seu post veio atestar a qualidade da obra.

Abs, Rê

Vivi disse...

De começo, é bom tê-la em nosso meio, Rafaela. Também quero muito ler esse livro, pois parece-me ser literalmente uma delícia. Excelente a sua participação!

Bjs

Kézia Lôbo disse...

A resenha ficou otima, quero ler essa obra, principalmente por ser muito famosa neh, é obrigatoria a leitura!

Kerlynha disse...

Olá Rafaela!

Te dei selinhos lá no meu blog!

http://kerlymaciel.blogspot.com/2011/01/selinhos.html

Adorei a resenha, realmente condiz com a história. Eu A-DO-RO esse livro!

Bjos!

Deputamadre

Postar um comentário