domingo, 11 de julho de 2010

Livros - O menino do pijama listrado


"Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável." (sinopse retirada do Skoob)

Trata-se de uma leitura muito interessante. O livro é curto, são apenas 186 páginas, que são lidas sem sequer serem sentidas. A narrativa é fácil, às vezes chega a ser um tanto infantil, mas deve-se sempre levar em conta que o livro foi escrito sob o ponto de vista de um menino de 9 anos, que, como dito na sinopse acima, sem saber o que está acontecendo com o mundo, se vê diante de uma situação em que o seu próprio mundo muda drasticamente, sem que ele possa fazer nada a respeito.

A história me comoveu bastante. Eu adorei o livro. Algumas pessoas não gostaram, acharam infantil demais. Outras, assim como eu, também se encantaram. O final, que para alguns foi previsível, me pegou totalmente de surpresa, não tenho como negar.

A amizade que surge entre as duas crianças, que são totalmente diferentes, que não tem nada em comum a não ser o fato de estarem no mesmo lugar na mesma hora, que jamais se encontrariam em circunstâncias diferentes. A inocência de Bruno, que não sabe o que está se passando ao seu redor, apenas sabe que aquele menino do outro lado da cerca naquele pijama listrado se tornou, de uma forma inexplicável, seu melhor amigo, a ponto de fazer com que ele se esquecesse dos seus outros amigos em Berlim e de fazer também com que ele não se sentisse mais feliz em finalmente poder voltar para a sua cidade natal; a forma como ele planeja junto com o seu novo amigo a grande aventura deles juntos... e até mesmo o seu arrependimento diante do fato de ter mentido, por puro medo dos soldados, e de não ter defendido o seu amigo... Tudo isso retrata a inocência do livro, ao tratar de um tema tão forte como o Holocausto, e faz com que o livro seja uma história, uma fábula, um conto, muito especial.

Dos livros que eu li este ano é, sem dúvida, um dos meus favoritos. Eu, definitivamente, recomendo!! O programa de domingo à noite será ver o filme, que eu já queria ver há muito tempo. Em breve, comentários sobre a adaptação do livro para a telona.

0 comentários:

Postar um comentário