quinta-feira, 15 de julho de 2010

Seriados - American Idol (9ª temporada)


Ok, antes de mais nada eu sei que o American Idol não é um seriado, é um reality show, mas como é o único que eu assisto, ele vai ficar na categoria dos seriados mesmo.

Segunda observação importante: ao longo do post vocês vão observar que eu falo mais em cantores do que em cantoras. Não é que eu seja uma daquelas adolescentes (aliás, nem adolescente eu sou) americanas que se descabelam pelos seus “ídolos”, nem que eu prefira os cantores do sexo masculino por uma questão de beleza ou algo assim. É porque eu prefiro músicas cantadas por vozes masculinas. Acho que soa melhor e eu gosto mais. Acho mais gostoso de ouvir. Tanto é que 80% das músicas que tenho em MP3 são cantadas por homens. Em resumo, eu gosto mais: simples assim.

Terceira observação importante: Eu não tenho paciência de ficar esperando sair um episódio por semana (isso sem falar nas “férias”) para assistir a seriados, de uma forma geral. Prefiro esperar acabar (e não ficar lendo sobre o assunto na net e evitando ao máximo os comentários dos amigos, para não estragar as surpresas) e ver tudo de uma vez. Às vezes fico duas, três temporadas sem assistir a um seriado, depois vou e coloco tudo em dia. Por isso, nos meus posts sobre séries vocês sempre me verão falando sobre o seriado de uma forma geral (principalmente os que já acabaram) ou sobre algumas temporadas. Nunca vou comentar um episódio específico, até porque não tem a menor condição...

Bem, agora vamos falar da 9ª temporada do American Idol propriamente dita. Considerando o que eu disse acima, eu não acreditava que, após Chris Daughtry, David Cook e Adam Lambert, o American idol ainda fosse capaz de revelar um grande talento (tá, para não dizer que eu só falo dos homens, eu sei que Kelly Clarkson e Carrie Underwood também são grandes sucessos, mas não fazem muito o meu estilo).

E ,de fato, não revelou. A nona temporada foi, de uma forma geral, muito fraca em termos de talento. O vencedor, Lee Dewyze, é bom cantor, mas não é excepcional. Falta carisma, ele é muito parado. Não que eu seja nenhuma especialista em música, mas eu gosto de ouvir. E eu gosto muito do estilo musical dele, a voz dele é boa, mas ele não tem jeito de estrela. Parece que ele meio que caiu de pára-quedas no meio da loucura que é o American Idol e agora não sabe o que fazer.

Mas falando de todos os competidores de uma forma geral, fiquei impressionada como o top 12 era fraco com relação, principalmente, aos dois anos anteriores. A sétima e a oitava temporada foram, sem dúvida, as melhores. A quantidade de vezes que os juízes reclamavam da afinação dos candidatos, de que eles não acrescentaram nada às músicas foi absurda. E foi verdade mesmo. Como eu disse, não sou especialista, mas dá para saber quando um cantor desafina. E se a pessoa vai participar de uma competição desse nível, espera-se, no mínimo, que seja afinada.

Falando nos jurados, acho que o programa vai perder bastante com a saída de Simon Cowell. Sei que o cara às vezes é extremamente desagradável com os candidatos (principalmente nas audições iniciais) e que ele é a arrogância em pessoa, mas vamos combinar que ele é o máximo.

Eu realmente espero que o programa sobreviva à sua saída. A 10ª temporada já foi anunciada, pelo menos mais uma vai ter. Apesar de muitas pessoas dizerem que o formato do programa já perdeu a graça, e apesar de eu mesma ter dito mais acima que não acredito que ainda possa surgir um talento tão bom quanto os que eu citei, não vou negar que eu adoro o American Idol e que, enquanto passar, eu vou assistir.


0 comentários:

Postar um comentário