quinta-feira, 20 de maio de 2010

Filmes - A hora do pesadelo

Quando eu era criança, assisti escondida a um techo do filme “A hora do pesadelo”. Lembro demais. Era uma sequência onde um rapaz era sugado para dentro da cama junto com a sua TV por Freddy Krueger. Foi o suficiente para garantir uma semana de pesadelos, sem dormir direito, e um trauma para o resto da vida.

O tempo foi passando, e com ele o medo de filmes de terror. Inclusive, hoje eu me considero uma grade fã de filmes de terror. Mas, como fã que sou, eu cometi um grande pecado: jamais tinha assistido a todos os filmes da saga de Freddy Krueger. É claro que depois do trauma de infância eu vi alguns trechos, posso até ter visto um filme inteiro, mas nunca tinha visto os 7, em sequência: até então. E o motivo de eu ter me dado ao trabalho de ver todos agora foi um só: o remake que está passando nos cinemas, que eu pretendo assistir ainda hoje.

Aqui, cabe uma observação, antes de adentrar no mérito dos filmes. Eu adoro comparações. Mas um tipo muito específico de comparações. Gosto de comparar filmes antigos com remakes, livros com suas adaptações para o cinema ou para a TV. Esse tipo de comparação. Por isso, sempre que tem algum filme para estrear que eu quero ver, eu corro e leio o livro antes, se tem um remake, eu dou um jeito de ver o filme original. Diante disso, não perdi tempo em (re)ver “A hora do pesadelo” antes de ir ao cinema, e acabei me empolgando e vendo todos os filmes.

Para os mais desinformados, eis a ordem dos filmes, com os respectivos anos de lançamento: 1) A hora do pesadelo (1984); 2) A hora do pesadelo 2 – a vingança de Freddy (1985); 3) A hora do pesadelo 3 – os guerreiros dos sonhos (1987); 4) A hora do pesadelo 4 – O mestre dos sonhos (1988); 5) A hora do pesadelo 5 – o maior horror de Freddy (1989); 6) A hora do pesadelo 6 – Pesadelo final – a morte de Freddy (1991); e 7) A hora do pesadelo 7 – Novo pesadelo – o retorno de Freddy (1994). Depois, em 2003, foi lançado Freddy vs. Jason.

Dito isso, vamos ao que interessa, e agora os fãs da série vão me crucificar. Foi uma das coisas mais toscas que eu já vi na minha vida. Eu sei que é preciso considerar que o primeiro filme foi lançado há 26 anos atrás, quando o cinema era completamente diferente. Não se tinha toda a tecnologia que se tem hoje. E, apenas, por isso, eu vou dar crédito à série. Acredito que, na época, tenha causado impacto, mas para os dias de hoje, é rid[iculo, aliás, é mais do que rid[iculo, chega a ser grotesco.

Alguns filmes são melhores que outros, naturalmente. Eu gostei mais do primeiro, do terceiro e do sétimo, o melhor de todos. Eu tinha eleito o segundo como o pior, mas isso foi antes de ver o quinto, que ganhou o título de pior disparado... na verdade eu mal podia esperar para o filme terminar, fiquei até com vontade de adiantar umas partes.

Mas vamos dar os devidos créditos a quem merece: Robert Englund. Ele carrega todos os filmes nas costas. O cara é muito bom. E tenho que admitir que vai ser estranho ver o remake sem ele no papel de Freddy Krueger.

Eu terminei de ver o último capítulo da saga na madrugada de ontem para hoje. E devo dizer que dormi tranquilamente, sem nenhum pesadelo...

0 comentários:

Postar um comentário