terça-feira, 25 de maio de 2010

Livros - Percy Jackson e os Olimpianos


A primeira vez que eu ouvi falar em Percy Jackson foi quando comprei livros na Siciliano e ganhei um marcador de “O ladrão de raios”. Achei legal e fui pesquisar na internet. Foi quando soube que a série de livros era a nova febre mundial, que tinha como pano de fundo a mitologia grega, que sairia um filme na época do carnaval (mais ou menos) e que o personage estava sofrendo grandes comparações com um certo bruxinho que bastante famoso ao longo da última década. Foi o suficiente: na mesma hora fiquei morrendo de vontade de ler.

Agora, passado algum tempo, acabei de ler os cinco livros e tenho que admitir que gostei bastante. Quanto às comparações a Harry Potter, não vou adentrar muito nesse mérito. Vou dizer apenas que sim, há semelhanças, principalmente no primeiro livro, onde um adolescente com problemas na família é apresentado a um mundo diferente do qual ele não sabia que fazia parte, adquire “poderes”, ganha a confiança de dois fiéis amigos e companheiros de aventuras e se mete em muita confusão. Ah, e tem também a profecia que revela o seu destino, que pode ser trágico ou triunfante, porque ou ele destruirá o grande vilão, se tornando o grande herói do seu povo, ou perecerá tentando... no mais, são deuses e magos, varinhas e espadas, e cada uma das sagas merece o seu mérito.

Mas voltando aos livros. São cinco no total: O ladrão de raios, O mar de monstros, A maldição do titã, A batalha do labirinto e O último olimpiano. As leituras, de uma forma geral, são fáceis e correm livremente. Entretanto, as narrativas às vezes deixam um pouco a desejar. Ora por não se aprofundarem muito nos ambientes ou nas cenas (muita coisa tem que ficar a cargo da imaginação mesmo), ora por serem completamente sem noção, situações tão ridículas que chegam a ser cômicas. Em todos os livros, houve momentos em que a história “esfriou”, em que a leitura deixou de ser interessante e ficou meramente burocrática, onde tive que dizer a mim mesma: “continue lendo, daqui a pouco deve ficar bom novamente” (o que de fato acontecia).

Também esperei mais riqueza de detalhes na ambientação das cenas, na descrição de alguns personagens e montros e, principalmente, um pouco mais de mitologia propriamente dita. Mas, repito, os llivros não são ruins, pelo contrário, como eu disse no início do post, gostei bastante, apenas fiquei com um gostinho de quero mais nesses aspectos citados. Mas, principalmente, a partir do terceiro livro, a série melhora, os personagens amadurecem, as narrativas ganham mais ritmo (apesar dos momentos “chatos” já mencionados). Mas no final, o semi-deus e sua turma ganham o leitor.

Se você procura uma leitura com um contexto histórico, mais profundo ou com mais conteúdo, pule essa estante e vá para a seção de livros de adultos. Mas se o que você quer é uma leitura descontraída, leve e divertida, pode pegar os livros e ir para o caixa pagar...

0 comentários:

Postar um comentário