domingo, 20 de junho de 2010

Livros - Crepúsculo e Lua nova


Durante muito tempo eu me mantive longe da saga crepúsculo. Disse a mim mesma que não ia ler, que era perda de tempo, que eu não me interessava por histórias de vampiros... Mas, recentemente, vi o trailer do terceiro filme, "Eclipse" nos cinemas e não resisti. Eu pensei comigo mesma: "Se eu eu li Percy Jackson, por que não ler a saga Crepúsculo?". E mergulhei de cabeça. Portanto, antes de ler os dois primeiros livros, eu só sabia o básico da história: que se tratava de uma garota que se apaixonava por um vampiro.

Do primeiro livro eu gostei bastante (até dei 5 estrelas a ele no Skoob). Não há dúvidas de que Edward é o personagem mais instigante de toda a saga. É ele quem praticamente sustenta a história. Eu, particularmente, acho a protagonista, Bella, um poço de complicações. Talvez seja até isso que a torne encantadora para alguns mas, para mim, o ponto forte é, definitivamente, Edward.

Apesar de o chamativo do livro serem os vampiros, o primeiro volume da saga fala basicamente do amor que nasce, de forma totalmente inusitada, entre o casal de protagonistas. Um amor puro, inocente. Os conflitos dos personagens são bem retratados, e suas emoções, em alguns momentos, são tão bem descritas, que podem ser sentidas pelo leitor. O conflito do vampiro entre a sua natureza de predador e o desejo de ficar perto da sua amada, a forma como ele se sente responsável por ela, seu carinho e instinto protetor, são algumas das características que fazem, como eu disse antes, que o personagem dele seja o mais interessante. Quanto à protagonista, ela aceita tudo muito fácil, muito numa boa, na minha opinião.

Já do segundo livro - Lua Nova - eu não gostei tanto quanto do primeiro (só levou 3 estrelas no Skoob). O motivo é muito simples: o personagem de Edward some na maior parte da história. Ele aparece apenas nas páginas iniciais e nas finais. E a maior parte da história é focada na tentativa de sobrevivência de Bella após a partida repentina do seu amado, e no desenvolvimento de sua amizade com Jacob. A história perde seu encanto e vira um drama adolescente como outro qualquer.

E, como se já não bastasse o fato de ser loucamente apaixonada por um vampiro, Bella se torna inseparável de Jacob, que acaba se revelando um lobisomem. É claro que lobisomens e vampiros são inimigos mortais, só para apimentar mais a trama.

Mas, de uma forma geral, os livros me agradaram (o primeiro mais que o segundo, como disse antes). Tanto é que li cada um deles em aproximadamente cinco dias. São leituras fáceis, que fluem bem. Vou começar a ler o terceiro e, em seguida, o último. Quanto aos filmes, já vi Crepúsculo e vou ver Lua Nova agora. Em breve comentários!


0 comentários:

Postar um comentário