quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Meme literário de um mês - dia 03


Dia 3 - Como você escolhe seus livros?
(Pelo autor? Por assunto? Por uma indicação? Fale sobre isso)




A verdade é que não existe uma regra. Como acho que será a maioria das respostas, vários fatores podem me levar a escolher um livro para ler:
- Título/capa: É uma das primeiras coisas que observo. Não é um fator decisivo (especialmente a capa), mas há algumas que chamam a minha atenção e despertam meu interesse. O título me atrai mais do que a capa, apesar de já ter me decepcionado várias vezes!!
- Autor: Sou fiel a alguns autores dos quais gosto bastante. Então, sempre que tem um novo lançamento de algum deles, entra para a minha interminável lista de livros a serem lidos. Alguns que conheci recentemente chamaram a minha atenção: Harlan Coben e John Verdon
- Gênero: Livros sobre serial killers e romances policiais e de suspense como um todo são os meus favoritos e certamente serão por mim escolhidos, bem como os livros que têm júris em seu enredo. Adoro! Mas também gosto de outros gêneros, naturalmente. A escolha de um livro pelo gênero depende muito do meu humor.
- Séries/coleções: Não sou a maior fã do mundo de trilogias, séries e coleções (tirando algumas especiais que moram no meu coração). Mas se começo a ler uma determinada série/trilogia/coleção a tendência é que eu vá até o fim, mesmo que não tenha gostado tanto assim. Pode ser que demores, mas um dia eu termino.
- Está na moda: Eu faço o meu gosto literário, não as outras pessoas e o mercado editorial. Só que algumas vezes não resisto e acabo me rendendo aos livros "da moda", como aconteceu com Cinquenta tons de cinza, minha leitura do momento.
- Indicação de amigos ou blogs amigos: Se tem muita gente gostando e falando a respeito, é porque o livro deve ter alguma coisa boa, o que já desperta muito a minha curiosidade e me dá vontade de ler, desde que algo mais me chame a atenção (capa, gênero, título, autor, enfim...)

Mas, sem dúvida, o mais difícil não é escolher que livros vou comprar ou pretendo ler. O mais difícil é, quando estou terminando uma leitura, decidir qual será a próxima, diante de tantas opções de livros ainda não lidos nas minhas estantes...

0 comentários:

Postar um comentário