segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Meme literário de um mês - Dia 11


Dia 11 - O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro?
(Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?)




Perguntinha difícil essa. Isso é tão relativo. Mas vou começar respondendo o que não caracteriza um grande escritor: vender muitos livros. Isso, definitivamente, não é parâmetro para se medir a qualidade de quem escreve. Mas acho que um grande escritor é aquele que coloca sentimento em suas palavras, sejam elas de amor, de mistério ou para rir. É aquele que consegue entreter seu leitor, que traz elementos interessantes em sua narrativa, que nos deixem com gostinho de "quero mais". É aquele que consegue captar bem o ser humano, em toda a sua complexidade. Acho que, dentre outras coisas, é isso.

O que também, de certa forma, se aplica a um grande livro. O livro tem que prender, tem que cativar, tem que conquistar. Tem que divertir e ao mesmo tempo transmitir algo em suas páginas. Não pode ser apenas uma história vazia, tem que ter algum conteúdo, algum significado. Acho que é isso.

Só vale lembrar que nem sempre grandes livros são escritos por grandes escritores. E que nem toda obra de um grande escritor será necessariamente um grande livro. É essencial saber a diferença...



0 comentários:

Postar um comentário