segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Meme literário de um mês - Dia 12


Dia 12 - Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa?
(Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto)



Sinceramente, esse não é um assunto ao qual eu possa dizer quer já tenha me dedicado a pensar. Acho que nunca considerei a questão. Eu já li livros excelentes tanto na primeira quanto na terceira pessoas, e também livros péssimos em ambas. 

Acho que o tipo de narrador não me influencia na hora de escolher uma obra, mas certamente pode influenciar a história. Narradores em terceira pessoa são onipresentes e, muitas vezes, oniscientes, dão uma visão melhor da história como um todo. Porém o narrador em primeira pessoa é mais rico em detalhes, em pensamentos, em sentimentos. Pelo fato de o livro ser todo escrito sob a perspectiva de um único personagem, quando na primeira pessoa, isso faz com que saibamos mais a respeito dele, de como ele se sente, como ele percebe as coisas ao seu redor. Eu gosto disso. 

Mas, na verdade, acho que depende muito do tipo de livro que se está lendo/escrevendo.

0 comentários:

Postar um comentário